domingo, 21 de fevereiro de 2016

Henry Miller - Plexus (1953)

1 - No dia seguinte estava tão entediado que não pude ir trabalhar. Era um velho hábito meu tirar um dia de folga quando me sentia assim. Sempre gozei melhor os feriados roubados.

2 - "Todos os homens faziam o que julgavam direito aos seus próprios olhos." Aqui, em poucas palavras, está o segredo de uma sociedade humana decente e feliz.

3 - Se estava lendo um livro e acontecia encontrar uma passagem maravilhosa, fecharia o livro, então, e sairia para uma caminhada. Odiava o pensamento de chegar ao fim de um bom livro. Eu adiaria o mais possível o inevitável. Era forçoso sair, caísse chuva, granizo, neve ou gelo, e mastigar o alimento. Pode-se ficar tão cheio do espírito de outro ser a ponto de se recear explodir.

4 - Finalmente aconteceu-me de ficar afastado do escritório três dias consecutivos. Uma pausa suficiente para me tornar impossível o retorno. Três dias e noites gloriosos, fazendo exatamente o que eu gostava, comendo bem, dormindo mais, gozando cada minuto do dia, sentindo-me imensuravelmente rico por dentro, perdendo qualquer ambição de lutar contra o mundo, sentindo uns comichões de iniciar minha própria vida privada, confiando no futuro, desligado do passado, como poderia eu suportar de novo o arreio?

5 - No instante em que se dá mínima atenção a tudo, mesmo a uma lâmina de grama, o mundo se torna misterioso, terrível, indescritivelmente ampliado em si mesmo. Quase um mundo irreconhecível.

6 - O orgulho da escola dominical, como era eu, sempre escolhia para seus companheiros de folguedo os piores garotos da vizinhança.

7 - Impressionava-me grandemente estar minha família em boas relações com a polícia, talvez em relações íntimas. Desde então desenvolvi desprezo pelas futuras autoridades.

8 - Um pouco de luz demasiada, um pouco de energia excessiva (aqui na Terra), e uma pessoa se torna desajustada à sociedade humana. A recompensa do visionário é o hospício ou a cruz.

9 - Deve-se viajar quando se é moço, e com pouco dinheiro.

10 - Nunca se deve dizer a verdade à polícia.
    - Depende. É preciso uma certa discriminação. Os policiais também são humanos, não? Nem todos são brutos.
    - Se tivessem alguma inteligência não estariam a força policial. Nenhum deles presta.

11 - Às vezes uma cidade começa a se mover para diante, numa determinada direção, depois muda subitamente. Quaisquer melhorias iniciadas ficam incompletas. A pequena comunidade começa vagarosamente a morrer, à falta de oxigênio. Tudo se deteriora e se deprecia. Nessa atmosfera o jeito é ler alguns livros - ou o mesmo livro. Ou tocar o mesmo disco na vitrola. Num vácuo, não se tem necessidade de novas coisas, nem de excitamento, nem de estímulo externo. Precisa-se tão somente manter um baixo nível de subsistência, vegetar, qual o feto numa jarra.

12 - Lavar é um hábito extraordinário. somos lavados ao entrar no mundo e ao sair dele, e não apreciamos nem o primeiro banho nem o último.

13 - Um provérbio prevalece onde um decreto falha.

14 - A primeira pessoa que se lavou foi provavelmente uma pessoa em busca de notoriedade fácil. Qualquer maluco pode se lavar, mas todo homem sábio sabe tratar-se de um trabalho desnecessário, pois a natureza o reduzirá rapidamente à sua antiga condição de sujeira natural e saudável. Deveríamos cuidar, portanto, não de nos mantermos limpos, mas de atingir uma sujeira mais completa e esplêndida, e talvez então as camadas de matéria, forçadas pela compulsão geológica ordinária, pudessem se incorporar à cútis humana e tornar assim as roupas desnecessárias.

15 - Já não se via as faces de madeira, estereotipadas, dos americanos natos, mas tipos raciais, todos saturados de caráter.

16 - Desde o dia em que nascemos dizem-nos que somos mortais. Desde o dia em que podemos compreender palavras nos ensinam que devemos morrer a fim de sobreviver. No período próprio e fora dele somos lembrados de que, não importa a forma inteligente, razoável ou sábia de nossa vida, adoeceremos e morreremos. Somos inoculados com a ideia da morte quase desde o berço.

17 - Nada de importância, segundo ela, pode ter sido escrito nessas línguas estranhas. E a Bíblia, mãe querida? Ela encolhe os ombros. Fala de livros, não da Bíblia (sic).

18 - No sul o calor explicava quase tudo, exceto os linchamentos.

19 - Quanto aos outros bens de consumo - sapatos, meias, camisas, etc. - que graça haveria em vender-se a um homem coisas que ele é obrigado a possuir?

20 - Conforme todo homem branco sem preconceito pode testemunhar, é um privilégio fazer parte de um multidão de negros. A atmosfera está sempre sobrecarregada. A intervalos, soam gargalhadas estrepitosas, ejaculações misteriosas, acessos autênticos de riso como nunca se ouviu saídos das gargantas de gente branca. Os brancos carecem de espontaneidade. Quando riem, raramente o riso vem das entranhas. Geralmente é um riso beirando a zombaria. O preto ri tão facilmente quanto respira.

21 - Deveria pensar em mim quando estiver desanimado (...) você terá de resolver os seus próprios problemas. Mas pelo menos saberá, ao pensar em mim, que existe uma pessoa neste mundo que lhe conhece e acredita em você. Isso sempre ajuda. O segredo, porém, consiste em não desejar que alguém, nem mesmo o Todo-Poderoso, tenha confiança em você. Você deve concluir que não precisa de proteção. Tampouco deve ansiar pela salvação, pois a salvação não passa de um mito.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário