quarta-feira, 23 de março de 2011

                                                                   Coxsone Dodd (Studio One)
 
A indústria musical na Jamaica, desde meados dos anos 50, se tornou realmente importante, com numerosos produtores ou músicos e cantores que se autoproduziam. O magnata Coxsone Dodd foi quem mais editou selos, seguido por Duke "The Trojan" Reid.
Muitos dos temas gravados nesses selos foram exportados para Inglaterra no começo dos anos 60. A maioria dos selos jamaicanos não usavam centro e seu desenho gráfico era feito basicamente de maneira artesanal, o que dá um toque muito especial.

Desde a década de 50 já existia a importação de gravações feitas na Jamaica para selos ingleses como Kalypso ou Caribou, mas foi no começo da década de 60 que isso cresceu, assim como a imigração.
Selos como Starlite e Bluebeat gravaram os primeiros sucessos de Laurel Aitken e Owen Gray na Inglaterra. Na época do reggae houve possivelmente a maior explosão de gravações jamaicanas e inglesas no Reino Unido, onde diferentemente da Jamaica, muitos selos editavam trabalhos de diversos produtores, não só de um, e inclusive, editavam até o mesmo tune em etiquetas rivais como Trojan e Pama.

Tradução de AGGRO Skins + Reggae= TNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário